06 dezembro 2008



Tive uma vez um disco do Nouvelle Cuisine. Era muito bom. Eu gostava muito. Os paulistas eram profissionais e sensíveis. Não sei em que mudança se perdeu - o disco. Já busquei os cara na internete e não encontrava referencias. Hoje topei com este clip da Marisa Monte com o Carlos Fernando Nogueira interpretando Bess, You Is My Wo que faz parte do ópera-jazz Porgy and Bess dos irmãos George e Ira Gershwin. Adorei. Meu contato direto com os Gershwin se deu através da Kibelandia. Certa tarde o Raul Caldas, no balcão, me disse: Canga, vai ali na banca da Tiradentes que tem uma promoção com uma coletânea de 4 fitas cassete dos Gershwin. Saí rápido e voltei com a caixa. Veio com as fitas e mais um livreto explicativo. Valeu Raul!

O Nouvelle Cuisine era um quinteto paulistano que fazia shows em nightclubs e boates no Rio e em São Paulo. Surgiu em 1987 e era formado na época por Guga Stroeter (vibrafone e bateria), Flávio Mancini Jr. (contrabaixo), Carlos Fernando (voz), Luca Reale (piano e clarineta) e Maurício Tagliari (guitarra). O repertório era composto por versões em "jazz acústico" de standards dos anos 30 a 50, de autores como Duke Ellington, George e Ira Gershwin, Rodgers & Hart, Charles Mingus e outros.
Saiba mais. Beba na fonte.

Foto: A caixa das fitas cassetes dos Gershwin e um compacto duplo dos Beatles que estava guardado dentro. Hey Jude e Revolution. Não tenho onde tocar.

Segredos da corrupção

Este texto é do Jornalista Vitor Hugo Soares e trouxe de contrabando do blog do Noblat.

"Segue causando estrago, estresse e polêmica, a sentença de prisão, por corrupção ativa e multa por tentativa de suborno de autoridade policial, imposta esta semana a Daniel Dantas, dono do Grupo Oportunity, e a dois de seus parceiros: Humberto Braz e Hugo Chicaroni. Estilhaços indiretos voam em muitas direções. O impacto se assemelha ao causado pelo texto sobre corrupção, publicado pela revista "FP" (Forieign Policy), uma das mais qualificadas publicações européias da atualidade, na edição espanhola novembro-dezembro, que está nas bancas de Madri, ao alcance de qualquer curioso viajante brasileiro.

Sempre haverá um fanático da objetividade de plantão a perguntar: o que tem a ver o que escreveu o juiz Fausto De Santis, da Sexta Vara Criminal Federal, em São Paulo, com o ensaio jornalístico assinado por Raymond Fisman e Edward Miguel, na revista de crescente prestígio nos círculos políticos, econômicos e acadêmicos em paises como Inglaterra e Espanha? Respondo para matar um pouco da curiosidade: os dois textos trazem ao centro do debate, questões cruciais sobre a corrupção e seus segredos mais profundamente submersos".

Vale a pena ler inteiro. Beba na fonte.

COM ESTE GOVERNO, OU VOCÊ PRESTA ATENÇÃO OU... VEJA BEM


A BOA NOTÍCIA

Liminar derruba obrigatoriedade de registro de contratos de financiamentos de veículos em cartório. (Notícia publicada no site do Ministério Público).

O DETRAN está proibido de exigir o registro em cartório do contrato de alienação fiduciária (o veículo é a garantia do financiamento) para a liberação dos documentos de um veículo e, além disso, fica impedido de editar qualquer ato administrativo com o mesmo objetivo. O Juiz de Direito da Vara da Fazenda da Capital, Luís Antônio Zanini Fornerolli, concedeu liminar, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina, anulando os efeitos da Portaria 39/DETRAN/2008 editada pelo diretor do órgão de trânsito estadual. A multa pelo descumprimento da ordem judicial é de R$ 50 mil por dia.

A MÁ NOTÍCIA

Esta é a quinta tentativa de estabelecimento desta norma (veja histórico em arquivo anexo – power point) e, engana-se quem pensa que as partes interessadas nos mais de *R$3 milhões arrecadados mensalmente pelos cartórios com a cobrança do "emolumento" vão desistir, desta vez. Partes interessadas na cobrança: governo do Estado de SC e cartórios de registro de documentos no Estado.

*Valores estimados por Fenabrave- SC (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automores - Seccional Santa Catarina) e Sincodiv–SC (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de SC) em 2008.

VEJA BEM

Tramita na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Complementar Nº 045/08, de autoria do deputado Renato Hinnig, que regulamenta o cumprimento do art. 1.361, § 1º, da Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil). Agora leiam apenas uma parte do projetinho do deputado Hinnig:

Parágrafo único. Firmando o DETRAN convênio com Cartórios de Registro Civil, Títulos e Documentos e Escrivanias de Paz do Estado, a obrigatoriedade de pagamento dos emolumentos decorrentes do registro caberá, exclusivamente, ao alienante, no caso, a instituição financeira, única interessada na garantia do gravame.

A eventual aprovação do PLC de Renato Hinnig abriria as portas para a volta da cobrança da taxa, embora com o diferencial de que quem arcaria com o pagamento, num primeiro momento, seria a instituição financeira, teoricamente.

UM OUTRO CAMINHO

Embora vigorando em alguns Estados já derrubada em outros, a exigência do registro e a consequente cobrança de taxa pode ser definitivamente sepultada caso seja aprovado o Projeto de Lei 0362.2/2008, de autoria do deputado Reno Caramori que propõe o fim da farra do estado com os cartórios. A liminar concedida ao Minisério Público trata de atos administrativos. A Lei aprovada pela Assembléia Legislativa vai determinar o final de toda a polêmica. Aprovado o PLC de Hinnig, volta a cobrança da taxa. Aprovado o PL de Caramori, extingue-se a possibilidade de retornar a obrigatoriedade e a consequente cobrança de taxa.

O EMBLEMA RUBRO DA CORAGEM

Por Olsen Jr.

O título aí em cima é o nome de um livro sobre a Guerra da Sesseção nos Estados Unidos, escrito por Stephen Crane, um dos ícones da literatura norte-americana.

Veio-me à lembrança assim porque além do aspecto trágico da vida do autor (morreu tuberculoso com menos de 28 anos), e inspirado em Zola, Tolstoi, fez um grande livro, um estudo interessante sobre a alma humana e o efeito sobre ela que exerce a psicologia da multidão, os soldados no campo de batalha.

Há uma tese implícita, lembrada por Vernon Louis Barrington, de que as vitórias são acidentes, resultados de um choque cego de forças desprovidas de inteligência, antes que conseqüência de estratégia e da perspicácia militar.

Mais ainda, lembro agora, às vésperas de uma decisão de campeonato na Copa Sul-Americana: uma coisa é um conflito militar e outra, uma disputa esportiva, embora se possa destacar esse espectro do trágico e do imaginário coletivo (do atleta que está em campo e do torcedor que espera a hora do jogo) que é diferente do crítico-literário citado anteriormente, porque nesse caso, a estratégia do embate é planejada meticulosamente em função do potencial do adversário, seus pontos fracos e suas aptidões capazes de definirem a disputa. Aqui, exceto o animus individual, o que move quem está dentro do campo, tudo é visível e, portanto, passível de ser planejado e modificado mesmo (e principalmente) durante o transcorrer de uma partida se o andamento do que se vê (para o técnico) não agradar.

Ao tempo em que escrevo não se sabe ainda o resultado do jogo, uma vez que ele só começará às 22h. Sabe-se, porém, que será o primeiro jogo de futebol na América-Latina em que todos os expectadores, torcedores dos clubes, o mandante de campo e o visitante, são associados.

Estou falando disso porque desde que acordei hoje cedo, não consigo fazer nada. De vez em quando dou uma espiada no relógio. O dia está custando a passar. Percebo uma ansiedade, logo eu, que me considero um veterano. Mas é sempre assim. Tenho a sensação que logo mais entrarei em campo. Tem de começar logo, porque senão vou explodir. Coisa de louco. A carne para o churrasco está ali, tudo pronto, falta só começar o jogo, mas o tempo tarda. Não me venham com esse papo de que é apenas um jogo de futebol. Tá bom, sei que é isso mesmo, mas como é que vou explicar isso para aquele outro “eu” que é torcedor, às vezes até irracional, mas honesto? Como?

Deixei o texto nesse ponto. Concluo depois do jogo...

Agora, dez horas depois, ganhamos! O que foi aquilo? Que dureza! Rapaz, deveria ter uma forma mais fácil de se divertir nesse planeta!

A par disso, a má vontade da imprensa (paulista e carioca) com o futebol sulista é gritante. A Folha de São Paulo minimiza essa final entre o Estudiantes de La Plata e o Internacional. Afirma que o clube brasileiro só se dedicou ao torneio porque não tinha mais nada para fazer no campeonato brasileiro. Ok! Mas vejam só, supondo que o São Paulo não consiga sair vitorioso nesse final de semana, o que o São Paulo ganhou neste ano? Nada. E o Palmeiras? Além do campeonato regional, o que ganhou? Nada.

Ora, o Internacional disputou cinco torneios esse ano, ganhou três. Dois deles, internacionais (a Copa de Dubai onde derrotou o Stuttgart, campeão alemão e a Inter, de Milão, à época, liderando o campeonato italiano e hà 22 jogos sem perder e ontem, derrotou o Estudiantes, num torneio que começou com 32 equipes) então, não consigo entender essa má vontade com o futebol do Sul do Brasil. Tudo bem, sem mágoas agora, porque nós, os poeta, perdoamos, mas não esquecemos

E por que lembrei o livro do Stephen Crane ali no começo do texto? Talvez porque o vermelho da coragem seja rubro mesmo...

É isso, dá-lhe colorado! O ano que vem tem mais!

(Texto publicado originalmente no caderno cultural “Anexo”, do jornal “A Notícia”)

05 dezembro 2008

Liminar proibe achaque do Detran

O DETRAN está proibido de exigir o registro em cartório do contrato de financiamento para a liberação dos documentos de um veículo e, além disso, fica impedido de editar qualquer ato administrativo com o mesmo objetivo. O Juiz de Direito da Vara da Fazenda da Capital, Luís Antônio Zanini Fornerolli, concedeu liminar, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina, anulando os efeitos da Portaria 39/DETRAN/2008 editada pelo diretor do órgão de trânsito estadual. A multa pelo descumprimento da ordem judicial é de R$ 50 mil por dia.

Na ação civil pública (ACP 023 08 07688-3), em que foi pedida a liminar, o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Florianópolis, Fábio Trajano, argumenta que a portaria que tornava obrigatório o registro em cartório do contrato de alienação fiduciária (financiamento que tem como garantia o próprio veículo comprado através do empréstimo) não tem amparo legal, além de não ter utilidade social, pois a publicidade que o registro no cartório quer alcançar é conseguida com a própria documentação do veículo emitida pelo DETRAN. Segundo a liminar, o ato administrativo é inconstitucional, pois somente uma lei pode obrigar o cidadão a fazer ou deixar de fazer algo. Uma portaria, como a publicada pelo DETRAN, tem validade apenas para regulamentar o serviço interno de uma repartição e não pode atingir o público externo.
Como a portaria do DETRAN foi publicada para substituir um convênio anterior, que também havia sido suspenso por ter sido considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça, a liminar atende, também, a outro pedido do MPSC e impede qualquer nova tentativa de tornar obrigatório o registro dos financiamentos de veículos em cartório mediante atos administrativos.
A mesma portaria é alvo, também, de uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Centro de Apoio Operacional do Controle da Constitucionalidade (CECCON).

O deputado Reno Caramori foi quem me comunicou "mais um passo para a derrubada definitiva da cobrança destaa taxa ilegal" me disse ao telefone. Caramori acompanha desde o assunto desde a primeira tentativa do governo do Estado, através do Detran e do Siredoc (Sindicato dos Cartórios) e é autor do projeto de lei que revoga a portaria do governo.

Escândalo das letras: réus ressarcirão cofres público


A 4ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou sentença da Comarca da Capital que declarou nulo o contrato n. 96/411, firmado entre o Besc e o Banco Vetor S/A para colocação no mercado das Letras Financeiras do Tesouro do Estado. Isto porque, conforme o relator da matéria, desembargador substituto Jãnio Machado, restou comprovada a necessidade de procedimento licitatório. A ação popular foi ajuizada por integrantes da então bancada do Partido Progressista Brasileiro contra administradores públicos da época e os representantes das entidades bancárias. Segundo os autos, em 1996 o Banco Vetor foi contratado pela sua “Notória Especialização” – o que pela legislação competente dispensaria licitação – para modelagem, planejamento, estruturação e assessoramento técnico para a colocação das Letras Financeiras do Tesouro do Estado. No entanto, a especialidade – requisito fundamental para averigüar a notória especialização – seria exercida não através do Banco, como previa o contrato, mas por profissional contratado da Corretora Perfil. Assim, a prestação de serviço que seria exclusivamente obrigação do Banco Vetor envolveu, além do especialista, outras empresas. Com a anulação do contrato, condenou-se as duas instituições bancárias, juntamente com seus representantes na época, Fernando Ferreira de Mello Júnior (Besc) e Fábio Barreto Nahoun (Vetor) a indenizarem os cofres públicos pelos prejuízos que serão apurados em liquidação de sentença. Também condenados ao pagamento, o ex-governador Paulo Afonso Vieira e o ex-secretário da fazenda, Oscar Falk. Estes e Mello Júnior perderão as funções públicas que eventualmente exerçam, terão seus direitos políticos suspensos por cinco anos e pagarão multa no valor de 100 vezes a remuneração que percebiam. A decisão foi por maioria de votos. Ainda cabe recurso no próprio TJ.(Apelação cível n. 2005.035251-9)

JB fecha parceria com Gazeta russa

Em comunicado interno, a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM) anunciou parceria entre o Jornal do Brasil e a periódico russo Rossijskaya Gazeta. A partir do início do próximo ano, a redação de cada um dos jornais vai produzir mensalmente cadernos especiais dirigidos a leitores do outro país. A idéia é mantê-los atualizados sobre assuntos de interesse das duas nações.

O chefe-executivo da Rossiijskaya, Eugene Abov, disse que a finalidade dessa parceria é “aproximar povos tão distintos culturalmente”.Do Comunique-se.

Prisioneiro cubano é eleito jornalista do ano

O jornalista cubano Ricardo González Alfonso, preso em 2003 durante a crise que ficou conhecida como “primavera negra”, quando outros 26 jornalistas dissidentes também foram detidos, venceu o prêmio Jornalista do Ano de 2008, concedido pela organização Repórteres Sem Fronteiras. O reconhecimento é pelo papel de Alfonso na defesa da imprensa independente em Cuba. Nascido em 1950, Alfonso é colaborador da agência Cuba Press e criador da De Cuba, primeira revista independente do país. Atualmente, o jornalista cumpre pena de 20 anos de prisão por ter sido considerado “um soldado dos Estados Unidos” e de lutar “contra a independência de Cuba e a sua integridade territorial”. O prêmio foi recebido pelo seu amigo Alejandro González, que também esteve preso, mas foi libertado em fevereiro. Na cerimônia, González leu uma carta de Alfonso. Saiba mais. Beba na fonte.

Temporal devastou a Ilha em 1838

Aldo Beck. Antiga Florianópolis. 1983. Vista da Cidade. Parte Sul.

Interessantíssimo o relato feito pelo major Manoel Joaquim de Almeida Coelho em 1856 sobre uma tempestade que destruiu a Ilha de Santa Catarina. O texto, que me foi enviado pelo fotógrafo Paulo Dutra, foi reeditado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina em 2005. Além da riqueza de detalhes o texto do major Manoel Joaquim é "da hora" Oportuno, principalmente no seu final:

(...) o digno deputado à Assembléia Geral Jerônimo Francisco Coelho pode ali obter que o Governo Imperial mandasse repartir pelos habitantes, a quem o temporal reduzira a penúria, 40 contos de réis; infelizmente, porém, é sabido que só vieram 20 contos, e que estes mesmo tiveram outra aplicação, muito distinta daquela que foram destinados".

"No ano de 1838, nos dias 9, 10 e 11 de março foi a Ilha, e toda a costa da Província acometida de um temporal de chuva e vento da parte de leste tão rijo, que abriu enormes rasgões pelos morros, quase toda a lavoura ficou rasa; todas quantas pontes haviam desaparecido; na capital rebentaram olhos d'água mesmo em terrenos muito elevados, algumas casas foram arrasadas e conduzidas ao mar pela força das águas; na Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades, mais conhecida por Santo Antônio, desapareceu a casa, aliás bem construída, do tenente Joaquim José da Silva, e conjuntamente com ele ficou sepultada toda a sua família composta de onze pessoas; na Várzea do Ratones outra casa com a família de João Homem teve a mesma sorte; em outros lugares da província consta que houveram outras vítimas. O mar tornou-se, em grande distância da terra, vermelho de muito barro que recebeu; e mal se viu boiar em algumas partes animais, ou a fortuna de muitos lavradores. Muitas famílias ficaram reduzidas a penúria e miséria. Embarcação houve no porto da cidade, que virou a quilha por cima. No último dia, porém, permitiu a Suprema Providência que começasse a acalmar o temporal, e só assim porque a continuar por mais 48 horas, de certo apareceriam depois sobre a costa, especialmente da capital, só montões ou ruínas, e tal qual edifício. Mal se pode calcular o Prejuízo da Província, e menos julgar o valor das terras que se tornaram inúteis. Por Decreto da Assembléia Legislativa da Província n. 89 de 7 de abril desse ano foi a Câmara Municipal da capital favorecida com um suprimento para remediar os estragos mais sensíveis; e o digno deputado à Assembléia Geral Jerônimo Francisco Coelho pode ali obter que o Governo Imperial mandasse repartir pelos habitantes, a quem o temporal reduzira a penúria, 40 contos de réis; infelizmente, porém, é sabido que só vieram 20 contos, e que estes mesmo tiveram outra aplicação, muito distinta daquela que foram destinados".

De olho na mídia

Ideli Salvatti e o senador Tião Viana


Pré-candidato oficial do PT à presidência do Senado Federal, o acreano Tião Viana analisa as reportagens publicadas pela mídia, sob o olhar atento da vice-líder do PT na casa, Ideli Salvatti (SC). O documento que os dois estavam concentrados é elaborado pelo departamento de imprensa do Senado. Trata-se de um compêndio do que é publicado a respeito dos senadores nos jornais, sites, rádios e canais de televisão. Porém nem todos os jornais têm garantido seu espaço no caderno diário. A ausência do colunista Cláudio Humberto, ex-assessor do então presidente Collor, foi destacada esta semana pelo senador da oposição Heráclito Fortes (DEM-PI). Da tribuna do Senado, Fortes disse achar estranho que a coluna não faça parte do compêndio.

Antes eco-chato que eco-burro

Foto de Arante Monteiro Filho

Por Elaine Tavares - jornalista

"Tudo o que acontece à Terra - acontece aos filhos da Terra.
O homem não teceu a teia da vida - ele é meramente um fio dela.
O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo".

Chefe Seatlle

Por todo o estado o clima é de desolação. No vale do Itajaí as famílias contabilizam mortos e estragos. Nunca se viu tanta destruição. Mas, ao contrário do que a televisão tem dito, toda a tragédia não se deve exclusivamente às chuvas que caíram muito mais do que o normal nesta época do ano. Há que buscar as causas humanas, as omissões e ações indevidas. Nos espaços do saber as vozes se levantam indignadas: tudo isso já havia sido anunciado no início da década de 80, quando Blumenau ficou sob as águas. Muitos estudos foram feitos, precauções forma anunciadas e nada se cumpriu. Além disso, a destruição sistemática da floresta amazônica acaba tendo implicações viscerais com o que aconteceu em Santa Catarina e o que ainda pode ocorrer em outros lugares do país. Leia artigo completo no cangaecochatoblog. Beba na fonte.

04 dezembro 2008

Baita time!

Ao vencer a Copa Sul-Americana o Internacional fechou um ciclo inédito no futebol brasileiro que é a conquista de todos os títulos disputados por clubes da América: Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana. Está claro que estas conquistas não são obra do acaso, mas conseqüência de uma evolução administrativa pouco comum nos clubes brasileiros. Lembro comparativamente, num primeiro momento, do São Paulo. Leia mais no Batendo Forte. Beba na fonte.

Ditadura proibe encontro de blogueiros cubanos

Na foto a blogueira Claudia Cadelo, do Octavo Cerco, com a intimação recebido de um policial há poucos minutos.

A dinastia de esquerda dos irmãos Castro proibiu o primeiro encontro de blogueiros da Ilha. A denúncia veio do blog Generación Y, um dos mais acessados do mundo, onde a blogueira Yoanis Sánches relata a sua experiência de intimidação por militares do governo cubano. Abaixo, em tradução livre, o texto de Yoanis:

As reprimendas de quarta-feira

Nove da manhã e um oficial olha aborrecido a intimação que mostramos na porta da delegacia 21 e C. Nos deixa esperando em uns bancos cerca de quarenta minutos, enquanto Reinaldo e eu aproveitamos para falar sobre esses assuntos que o vértice da vida cotidiana sempre nos impede de tocar.

Às 10:45 levam o meu marido, perguntando antes se tem um telefone celular. Dez minutos depois regressam e me levam ao andar superior. O encontro é breve e em tom autoritário. Somos três pessoas no escritório e o que tem a voz cantada se apresenta como agente Roque. Ao meu lado, outro mais jovem, me observa e diz que se chama Camilo. Ambos me dizem que são do Ministério do Interior. Não estão interessados em escutar, tem um roteiro escrito sobre a mesa e nada que eu faça os distrairá. São profissionais da intimidação.

O assunto eu já imaginava: estamos perto da data para o encontro de blogueiros que, sem segredos ou publicidade, organizamos há meio ano e eles me comunicam, agora, que temos suspende-lo. Meia hora depois, quando já estávamos longe dos uniformes e das fotos de líderes nas paredes, reconstruimos aproximadamente suas palavras:

"Queremos adverti-los que vocês ultrapassaram todos os limites de tolerância com suas aproximações e contatos com elementos contra-revolucionários. Isso a desqualifica totalmente para dialogar com as autoridades cubanas.

A atividade prevista para os próximos dias não pode ser realizada. Nós, por nossa parte, tomaremos todas as medidas e faremos as denúncias pertinentes e as ações necessárias. Esta atividade, nos momentos que vive a Nação, de recuperação dos furacões, não será permitida".

Roque para de falar - quase aos gritos - e eu aproveito para perguntar se podem me dar tudo isso por escrito. O fato de ser uma blogger que coloca seu nome e sua cara me tem feito acreditar que todos estão dispostos a colocar a sua identidade acompanhando o que dizem. O "agente" para de ler o que estava escrito e grita comigo bem forte que "eles não estão obrigados a me dar nada".

Antes que me tirem do lugar com um "retire-se cidadã" consigo dize-lhes que não podem assinar o que me disseram porque não têm valor para fazê-lo. A palavra covardes soltei quase numa gargalhada. Desço a escada e escuto o ruído das cadeiras que se acomodam em seus lugares. A quarta-feira terminou mais cedo.

Roendo a corda

Por Cesar Laus Simas

"Ainda nem começou sua nova administração e o prefeito Dário Berger (PMDB) já tratou de roer a corda da sua palavra. Ele, em rede estadual de televisão, por várias vezes, prometeu que cumpriria o seu novo mandato por inteiro. Agora, parece que já refeito da ressaca das eleições, tomou pé da coisa e começou a traçar o futuro do PSB. Ele mentiu, sim, e já afirma a interlocutores que quer ser o próximo governador". Leia artigo completo no Jornal Impacto. Beba na fonte.


Eheheheheh!!!!


Depois da tempestade a bonança.Vento de sul, limpada no céu, ondulação boa e a praia do Morro das Pedras se revela belíssima para as lentes do jornalista Celso Martins.

03 dezembro 2008

Ação entre amigos livra corrupto de cassação

Assim funciona o nosso Congresso Nacional. Lá todos são amigos e inexiste coloração ideológica. A ideologia é apenas uma: ganhar sempre. Levar vantagem sempre. Quando se trata de punir seus pares por ladroagem e outros crimes comuns o resultado é sempre o mesmo: a "absolvição". O exemplo disso foi a votação da Comissão de Ética da Câmara livrando o conhecido meliante deputado Paulo da Silva Pereira, o Paulinho da Força (PDT) da cassação. Paulinho já havia ameaçado vários deputados da comissão. Tem o rabo de todos eles. O deputado está livre do processo por quebra de decoro parlamentar que poderia bani-lo da política até 2018. Há pouco, foi rejeitado pela maioria dos integrantes do Conselho de Ética (10 x 4) o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) que pedia a cassação do mandato do deputado do PDT. Para escapar da cassação, Paulinho contou com a conivência de Fernando Melo (PT-AC), Leonardo Monteiro (PT-MG), Sandes Júnior (PP-GO), Wladimir Costa (PMDB-PA), Efraim Filho (DEM-PB), Dagoberto (PDT-MS), Abelardo Camarinha (PSB-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Marcelo Ortiz (PV-SP) e Rômulo Gouveia (PSDB-PB). Todos eles rejeitaram o relatório de Piau. Contra Paulinho votaram: Paulo Piau, Moreira Mendes (PPS-RO), Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS) e Solange Amaral (DEM-RJ).

Eu sempre achei que essa história de Comissão de Ética é mais um instrumento de confraria para estabelecer a "'ética" de cada grupo. Ética vem de casa. Na hora em que começam a fazer comissões para regular a ética é porque tem falcatrua no meio.

Rubber Soul 43 anos

Rubber Soul foi sexto álbum lançado pelo Beatles e produzido pelo lendário George Martin. O album marca uma nova trajetória na vida musical do quarteto. Gravado em 4 meses foi lançado em 1965. Com "Norwegian Wood", "In My Life", "Michele" e "Nowhere Man", Rubber Soul foi considerado o mais eclético e inovador álbum de música pop lançado até então. Li no Coluna Extra que hoje fazem exatos 43 anos do lançamento desta pérola musical. Deixo aí uma palinha do album para vocês.

Evite a destruição

Participe, posicione-se. Não deixe o Luiz Henrique destruir o Estado:

Abaixo-assinado contra o PROJETO DE LEI Nº. 347.3/08, que reavalia e define os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e institui o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras de Massiambu.

Este Projeto de Lei proposto pelo governador do Estado de Santa Catarina, pretende promover a desanexação da planície costeira do Parque - que é de proteção integral - e transformar em Área de Proteção Ambiental (APA): unidade de conservação de uso sustentável que permite a ocupação humana em áreas hoje inabitadas, cobertas por uma vegetação de restinga considerada a mais exuberante do sul do Brasil, e local estratégico para manutenção de inúmeras espécies vegetais e animais ameaçados de extinção pela redução das áreas naturais costeiras no Estado de Santa Catarina. Saiba mais. Beba na fonte.

Fecha o lendário Tribuna de Imprensa

A "Tribuna da Imprensa", jornal fundado por Carlos Lacerda em 1949, deixou de circular ontem no Rio. Em sua última edição, na segunda-feira, o diário anunciou a suspensão temporária com um artigo de primeira página repleto de críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa. O dono Hélio Fernandes acusa o magistrado de protelar o julgamento de uma ação contra a União no valor de R$ 10 milhões por conta de perseguições durante a ditadura. Fernandes conta com a indenização para tirar o jornal da crise. Os 90 funcionários entraram em férias coletivas sem salários. A "Tribuna" estava vendendo 800 exemplares por dia. A "Tribuna" teve seu grande momento nos anos 50, quando foi um dos principais instrumentos da oposição ao segundo governo Getúlio Vargas (1951-1954). Em 5 de agosto de 1954, Lacerda foi baleado no pé num atentado que custou a vida do major da Aeronáutica Rubens Vaz e aumentou a pressão sobre Vargas, acusado diariamente nas páginas do jornal de comandar um governo corrupto. O presidente se matou no dia 24 do mesmo mês. Beba na fonte.

Aids: Fiocruz anuncia teste em 15 minutos

No Dia Mundial da Luta contra a aids, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou avanços na área de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos voltados para o tratamento de pacientes com o vírus HIV. Uma das novidades é a nacionalização do teste rápido para diagnóstico da aids que dispensa estrutura laboratorial. A tecnologia foi desenvolvida pelo laboratório norte-americano Chembio e vinha sendo transferida para a Fiocruz, por meio de convênio, desde 2004, quando o fornecimento do teste foi incorporado ao programa de aids do Brasil. As etapas de transferência foram concluídas neste ano e o teste rápido para a doença agora é 100% brasileiro. O presidente da fundação, Paulo Marchiori Buss, explicou que a incorporação desse conhecimento ajuda a democratizar o acesso ao diagnóstico e agiliza o atendimento emergencial. "O kit rápido é muito importante em situações de acidentes, em situações em que não sabemos se o paciente voltará ao local de atendimento, são muitas situações que demandam o teste. Além disso, ele tem 99% de segurança e o resultado sai em 15 minutos." Leia mais sobre novas descobertas da Fiocruz sobre Aids. Beba na fonte.

Veículo do governo é abandonado em frente a Ministério

Funcionário público usa veículo de ministério inclusive nos finais de semana

Veículo público deve ser usado para os fins que o nome sugere. É lei. No entanto, não é isso que vemos nas ruas de Brasília. Não só nas ruas, mas nos estacionamentos de prédios residenciais. Do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, um funcionário usa o carro público como transporte particular. Isso não só nos dias úteis, mas também nos finais de semana. Fato verificado pela reportagem, em pelo menos três meses, todos os dias úteis ou não, o Celta branco, placas JHC 8243, do MCT, é usado para que o funcionário vá pernoitar em seu apartamento na SQN 404, bloco K. Não bastasse o uso do bem público para finalidade particular, um outro caso é ainda mais estranho. Trata-se de uma Fiat Elba, placas JFK 4290, que não é usado para fins particulares, mas está abandonado a três meses em frente ao Ministério da Cultura.

Em levantamento feito pela reportagem junto ao Detran, verificou-se que o Celta usado pelo funcionário do MCT está em nome de uma financiadora. Porém, a placa de propaganda esclarece a origem do veículo. Já o Fiat Elba abandonado não tem placa do governo, mas o Detran confirmou que está em nome do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Ou seja, uso indevido, ou pelo menos mal uso, de dinheiro público.


Outro lado

O outro lado dessa história não foi possível escrever. No Ministério da Cultura, a assessoria diz que vai tentar descobrir o motivo do abandono e ver se realmente o carro é usado para prestar serviços àquele ministério. Segundo o assessor que nos atendeu, o carro pode ser também de outro ministério, como o do Meio Ambiente, que fica no mesmo prédio.

Sobre o veículo Celta, flagrado em uso particular, a reportagem tentou entrar em contato com o MCT pelo telefone 3316-2365, divulgado no site oficial, no entanto, ninguém atendeu.

Ricardo Wegrzynovski / Brasília

02 dezembro 2008

Melhor chato do que bandido

Pronto para ser aprovado, o novo Código Ambiental de santa Catarina virou uma colcha de retalhos. Grandes grupos econômicos e do agronegócio estão pressioando e acertando o baralho com os seguidores de Luiz Henrique da Silveira. Tudo em nome do "desenvolvimento e do progresso" do Estado (deles). Esta agressão planejada pelo governo faz mudanças fundamentais no antigo código e prepara o nosso estado para um novo desastre ambiental. Um exemplo é a mudança de 30 para 5 metros da ocupação da mata cilicar. Mas o que mais impressiona é a capacidade dessa quadrilha de envolver pessoas, formadores de opinião e colocar a sua cachorrada a ladrar na imprensa em defesa destes crimes. Quem for contra é logo taxado de ecochato. Talvez seja melhor ser chato do que bandido e corrupto.

Projeto quer proibir concessão de rádio e TV para parlamentares

A Subcomissão de Radiodifusão da Câmara colocará em votação na Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa um relatório, que, entre outras mudanças previstas, proíbe parlamentares de serem proprietários, controladores, gerentes ou diretores de empresas de radiodifusão. O documento, que será apresentado na próxima semana pela relatora da subcomissão, a deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), estabelece ainda a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), adicionando mais um inciso ao artigo 222 da Constituição Federal, com o seguinte texto: “Não poderá ser proprietário, controlador, gerente ou diretor de empresa de radiodifusão sonora e de sons e imagens quem esteja investido em cargo público ou no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial”. Leia mais. Beba na fonte.

Ancine investirá R$ 74 mi em cinema

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) pretende destinar a quantia recorde de R$ 74 milhões para projetos cinematográficos em 2009. O incentivo faz parte do Fundo Setorial do Audiovisual que será lançado nesta quinta-feira, dia 04 de dezembro. Durante o lançamento, a Ancine anunciará os primeiros editais do FSA, que terá quatro primeiras linhas de ação com investimentos em projetos de produção para cinema; produção para TV aberta e TV por assinatura; aquisição de direitos de distribuição de obras cinematográficas brasileiras de produção independente e comercialização de filmes de longa metragem para salas de cinema. Leia mais. Beba na fonte.

01 dezembro 2008

Perderam o senso do ridículo

Deu bo blog do Moacir Pereira:
O governador Luiz Henrique da Silveira instituiu este ano o Premio Beto Carrero de Excelência em Turismo. A escolha é feita pelo Conselho Estadual de Turismo, cujos membros são nomeados pelo governador Luiz Henrique. O resultado oficial foi anunciado esta tarde. Escolhido na categoria Personalidade? O governador Luiz Henrique.

Um trabalha e oito palpitam


Ouvimos falar em cabide de emprego em órgãos do governo. Alguns casos chegam a ser hilários, pode não ser um cabidão, com altos salários, mas chega a ser engraçado. Vamos ser otimistas e crer que realmente seja preciso os nove que aparecem na foto para o trabalho desenvolvido. Hoje (1) a tarde, enquanto um trabalhador apertava um parafuso num elevador usado pelos senadores, pasmem, outros 8 – oito mesmo podem contar – olhavam. Analisando a foto vemos que enquanto um apertava o parafuso, mais dois davam palpite ao seu lado, mais atrás outro grupo de três apontava, discutindo a melhor forma para arrumar o elevador, e ainda mais atrás outros quatro aguardavam a vez. Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

LHS: o anti-bombeiro voluntário


Só para lembrar o governador LUIS HENRIQUE MEDALHISTA DA SILVEIRA, de alguns dados que deveria conhecer há mais tempo ou conhece e não deu a devida atenção.

PRIMEIRO
O Japão tem UM MILHÃO de Bombeiros Voluntários, os EUA tem SETECENTOS E SETENTA E OITO MIL Bombeiros Voluntários, Portugal tem TRINTA MIL Bombeiros Voluntários, a Argentina tem SETECENTAS E CINQUENTA E CINCO CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, cobrindo OITENTA E CINCO POR CENTO do país. E
Santa Catarina tem cerca de 170 municípios sem corporação própria de BOMBEIROS. Nem militares, nem comunitários, nem voluntários.

SEGUNDO
De acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina
CAPÍTULO IV
DA DEFESA CIVIL
Art. 109. A Defesa Civil, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, tem por objetivo planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas e situações emergências.(ver Lei Complementar 253/03)
§ 1º A lei disciplinará a organização, o funcionamento e o quadro de pessoal da Defesa Civil, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
§ 2º O Estado estimulará e apoiará, técnica e financeiramente, a atuação de entidades privadas na defesa civil, particularmente os corpos de bombeiros voluntários.

ENFIM, SENHOR GOVERNADOR:
Assim que possível, comece a respeitar a Constituição do seu Estado e dê o apoio que nossos Bombeiros Voluntários precisam e merecem. Quem pode lhe auxiliar neste assunto é o deputado Reno Caramori (PP), que desde seu primeiro mandato como prefeito de Caçador e do primeiro mandato como deputado estadual, já apóia estas corporações.

“Essa Chuva pode ser aviso do céu"

Reproduzo aqui o excelente artigo do jornalista Marcos Sá Correia que peguei no blog do Valente. É lenha com estilo!

Marcos Sá Corrêa*

"E, na batida em que vai, o governador Luís Henrique está fazendo o possível para ser lembrado como o político que tomou posse de um Estado invejado nacionalmente pela beleza natural e passou para o sucessor um estado de calamidade pública".

O governador de Santa Catarina, Luís Henrique da Silveira, finalmente se convenceu de que anda à solta por aí uma tal de desordem climática. Foi ela, pelo menos, a desculpa que o acudiu para definir o tipo de tragédia que derreteu encostas no Estado e matou dezenas de pessoas. É, governador, essas coisas acontecem.

Talvez sejam em vasta medida inevitáveis. Mas tendem a pegar mais pesado quem estava desprevenido. E, se estiver interessado em conferir o que quer dizer isso, pode folhear o Código Estadual de Meio Ambiente, que sob seu patrocínio está secando, mesmo debaixo de chuva, a caminho da Assembléia Legislativa.

Ele foi saindo cada vez mais torto, à medida que passava por audiências públicas. Pegou o mesmo tipo de resistência que, três anos atrás, defendeu Santa Catarina da criação de parques nacionais em lugares ainda abençoados por florestas de araucárias. Armou-se de dispositivos estranhos, senão agourentos, como a aprovação automática das licenças ambientais, se em 60 dias os técnicos não derem sua palavra final sobre projetos.

Tende a ser uma lei dura. Mas só é dura com aquilo que o governador já chamou na tevê de "oposição meio ambiental". Pode ser coincidência, mas o rascunho está cada vez mais parecido com suas idéias, e, principalmente, com suas idiossincrasias.

Mesmo com a chuva caindo, ele riscou qualquer menção à "vida aquática", na parte referente aos "recursos hídricos". Pois é, trata-se de abrir alas à construção de hidrelétricas. Ele nunca engoliu os argumentos que o impediram de autorizar, como queria, quando prefeito de Joinville, a instalação de uma usina na serra catarinense. E acredita, ou professa, que toda precaução é um instrumento do "medievalismo".

Como nunca esclareceu exatamente o que quer dizer com essa palavra, presume-se que não se trate da Idade Média original, a européia, marcada pela eliminação quase total das florestas no continente, pela transformação dos rios em esgotos fedorentos e por uma guerra milenar contra a fauna silvestre.

O europeu do século XX também se distingue de seus antepassados medievais por ter mais árvores. Ou pela prerrogativa de pescar em rios límpidos no centro de Estocolmo. E até por não dar mais a seus políticos o direito de fazer em público as declarações que o governador faz em entrevistas. Muito menos de governar um Estado que é recordista nacional de devastação da mata atlântica, em nome do "aproveitamento sustentável da natureza" e da ojeriza à "obtusidade".
Não adianta apontar para o céu. As chuvas podem fazer grandes estragos, mas dão e passam. Como nenhuma chuva chove dois mandatos, quase sempre há tempo de sobra para apagar os sinais deixados por sua passagem antes que venha a inundação seguinte. E as obras feitas aqui embaixo tendem a durar mais do que as pessoas que as deixaram.
E, na batida em que vai, o governador Luís Henrique está fazendo o possível para ser lembrado como o político que tomou posse de um Estado invejado nacionalmente pela beleza natural e passou para o sucessor um estado de calamidade pública.

* Marcos Sá Correa é jornalista e editor da revista Piauí

Criação do código ambiental catarinense: uma reflexão sobre as enchentes e deslizamentos

Bairro Progresso (Blumenau)
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Recebo do Cid, de Itajaí o artigo abaixo que vem em boa hora. segundo ele a
negligência com o planejamento territorial urbano e rural e sua efetiva implementação é um fato recorrente na história dos governos municipais e estaduais, não só dos atuais. O artigo é um alerta divulgado no site do Comitê de Bacia do Rio Itajaí, que amplia a reflexão sobre as enchentes e deslizamentos em Santa Catarina, relacionando à criação do código ambiental catarinense.

"As imagens de morros caindo, de desespero e morte, de casas, animais e automóveis sendo tragados por lama e água, vivenciadas por centenas de milhares de pessoas no Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense nos últimos dias, são distintas, e muito mais graves, das experiências de enchentes que temos na memória, de 1983 e 1984.

Por que tudo aconteceu de forma tão diferente e tão trágica? Será que a culpa foi só da chuva, como citam as manchetes? Nossa intenção não é apontar culpados, mas mencionar alguns fatos para reflexão, para tentar encaminhar soluções mais sábias e duradouras, e evitar mais e maiores problemas futuros". Leia o artigo completo no site. Beba na fonte.

30 novembro 2008

Ôba! Surgiu um honesto!

Li agora no blog do Cesar Valente que ele recebeu um telefonema irritado de um dos diretores do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, o Luís Prates (da Comissão de Sindicalização), por ter divulgado a reclamação "fora de hora" do sindicato cobrando mensalidades atrasadas dos seus filiados. Segundo o Cesar, o cara tava, além de irritado, insensível.
Bem, antes de ler a carta do sindicato, o papo da tal carta já corria solto pelos bares da cidade. Quando, à noite, li também achei meia "sin ubicación ". Mas como não faço parte de nenhuma maçonaria e muito desta, de jornalistas, fiquei na minha. Só que agora o Cesar fala que o diretor, no telefonema insensível, afirmou que "essa turma que está falando mal do sindicato só está fazendo isso porque perderam as boquinhas. Perderam aquele escritório particular e mesmo assim ficam ligando para pedir dinheiro pra lançar livro, pra viajar, pra fazer isto e aquilo”. Pronto, agora gostei e vou meter a colher! Gostei deste diretor! O cara está passando o sindicato a limpo! Vai denunciar gente que se aproveitava do dinheiro dos outros jornalistas que mensalmente deixam uma graninha ali para a máquina funcionar, pelo jeito, para alguns. Esse sim é honesto!
Muito bem seu diretor Luiz Prates: diga os nomes dos aproveitadores que perderam a boquinha e que recentemente pediram dinheiro para editar livros, para viajar e que se inscreveram no concurso Troféu Olívio Lamas (deve ser um fotógrafo ou dois, ou mais). Estamos esperando Sr. Honesto!

Cenário de guerra

"No fim da tarde de sábado, fui conhecer o trabalho dos voluntários no parque da Marejada, onde se realiza a tradicional festa de outubro de Itajaí. Centenas de pessoas, milhares de toneladas de produtos alimentícios, de limpeza, e roupas, muitas roupas, milhares de roupas e calçados para homens, mulheres e crianças. Voluntários espalhados pela área imensa, separando tudo. Eles são insuficientes para dar conta de tantas tarefas. Vão chegando mais pessoas, que se misturam a soldados do Exército e da Polícia Militar, além de policiais civis, agentes da Defesa Civil, funcionários públicos estaduais e municipais. O cenário é de um acampamento de guerra, desses que nós estamos acostumados a ver em filmes". O texto acima é do Damião que fez um excelente trabalho de cobertura em Itajaí. Beba na fonte.

Vídeo de uma viagem por ruas de Camboriú

Solidariedade paulista


Matéria de Anita Martins (Filha do colega Celso Martins)

Ao chegar em São Paulo para deixar o filho de três anos a salvo na casa da mãe, logo após as águas tomarem a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde mora, o engenheiro têxtil Marcus Vinícius de Pierri começou a pedir que amigos fizessem doações para as vítimas da tragédia. Surpreso com a solidariedade das pessoas, Pierri viu a campanha ganhar proporções maiores. Ele arrecadou R$ 3 mil e cerca de duas toneladas de donativos. Uma transportadora, que também resolveu colaborar, levou gratuitamente todos os produtos para o município catarinense.
O dinheiro foi conseguido pelo pai, José Roberto de Pierri, conselheiro do Palmeiras. Em uma reunião com os colegas do clube paulista, ele expôs os problemas enfrentados pelo filho em Blumenau e os sensibilizou a fazer doações. Beba na fonte.

A cruz do Zendron

Desmoronamento no Zendron, no final do bairro Garcia em Blumenau, acabou formando uma cruz de árvores. O acidente geográfico está suscitando várias interpretações. Para os místicos ou religiosos seria um tipo de sinal. Já para os céticos apenas uma coinciência.