13 fevereiro 2008

Viajando na corda bamba


Amanhã, dia 14, finalmente terá andamento no TSE o julgamento do governador Luiz Henrique "Viajando" da Silveira. LHS está sendo acusado de abuso de poder econômico, abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação.

O julgamento está sendo "revistado" pelo ministro Ari Pargendler desde setembro do ano passado. Mas agora chegou a hora. O relator, ministro José Delgado, na ocasião votou pela cassação de LHS.
Na grande maioria dos casos os ministros do TSE acompanham o voto do relator.
Notícias de Brasília indicam que Luiz Henrique está por um triz.

A casa "quase" caiu


do Claudio Humberto

Do insuspeito senador petista Tião Viana na Fiocruz:

- Se olharmos para a auditoria que vem sendo feita pela Corregedoria Geral da União em amostras de 50 municípios, veremos que os indícios de desvios e corrupção no SUS são fortíssimos em pelo menos 45 deles.

Doutra banda, mas na mesma toada, a Polícia Federal constatou que de cada R$ 3 aplicados em obras de engenharia R$ 1 tem irregularidades.
_______

A primeira vítima da corrupção é a qualidade das obras e dos serviços públicos.

As filas sórdidas das emergências, os equipamentos quebrados, a falta de material, de pessoal, é um indício da corrupção que campeia o SUS.

O problema não é tanto a falta de recursos como o excesso da roubalheira.

Da mesma forma as obras públicas. Neste caso, segundo o estudo da PF, a propina sai via sobrepreço ou da má execução da obra.
_________

Uma obra mal executada é como um outdoor da corrupção.

Em Florianópolis, na cabeceira da ponte Pedro Ivo, à direita, tem uma casa abandonada que o Estado construiu recentemente para ser a sede da Polícia Ambiental.

Os comandantes ficaram por ali uns três meses e foram obrigados a dar no pé pra casa não cair em cima deles.

Mas não se tem notícia que a PMSC, o Tribunal de Contas, ou outro órgão de fiscalização e controle tenha investigado e/ou divulgado porque a casa foi mal construída.