03 dezembro 2008

Veículo do governo é abandonado em frente a Ministério

Funcionário público usa veículo de ministério inclusive nos finais de semana

Veículo público deve ser usado para os fins que o nome sugere. É lei. No entanto, não é isso que vemos nas ruas de Brasília. Não só nas ruas, mas nos estacionamentos de prédios residenciais. Do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, um funcionário usa o carro público como transporte particular. Isso não só nos dias úteis, mas também nos finais de semana. Fato verificado pela reportagem, em pelo menos três meses, todos os dias úteis ou não, o Celta branco, placas JHC 8243, do MCT, é usado para que o funcionário vá pernoitar em seu apartamento na SQN 404, bloco K. Não bastasse o uso do bem público para finalidade particular, um outro caso é ainda mais estranho. Trata-se de uma Fiat Elba, placas JFK 4290, que não é usado para fins particulares, mas está abandonado a três meses em frente ao Ministério da Cultura.

Em levantamento feito pela reportagem junto ao Detran, verificou-se que o Celta usado pelo funcionário do MCT está em nome de uma financiadora. Porém, a placa de propaganda esclarece a origem do veículo. Já o Fiat Elba abandonado não tem placa do governo, mas o Detran confirmou que está em nome do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Ou seja, uso indevido, ou pelo menos mal uso, de dinheiro público.


Outro lado

O outro lado dessa história não foi possível escrever. No Ministério da Cultura, a assessoria diz que vai tentar descobrir o motivo do abandono e ver se realmente o carro é usado para prestar serviços àquele ministério. Segundo o assessor que nos atendeu, o carro pode ser também de outro ministério, como o do Meio Ambiente, que fica no mesmo prédio.

Sobre o veículo Celta, flagrado em uso particular, a reportagem tentou entrar em contato com o MCT pelo telefone 3316-2365, divulgado no site oficial, no entanto, ninguém atendeu.

Ricardo Wegrzynovski / Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui