12 novembro 2008

zelotismo Ilhéu

Esta crônica foi escrita nos anos 80 por Janer Cristaldo como diz "já em sua fase de desencatarinamento".

"Três são os males que acometem um gaúcho em visita às praias de Santa Catarina: Tunga penetrans, Larva migrans e encatarinamento. O primeiro é o bicho-do-pé e tem cura fácil, basta comprar uma pomadinha na farmácia. O segundo também atende por bicho geográfico e parece querer desenhar, sob a pele do hospedeiro, o mapa da ilha em alto relevo. A terapia é a mesma. Pior é o encatarinamento: desencatarinar-se sai bem mais caro. Em geral, exige cinco ou mais anos de residência no local de contágio.
Encatarinamento é aquela sensação de paz e bem-estar que inunda o gaúcho, já cansado do asfalto e concreto de Porto Alegre, quando se deixa contaminar pelo verde e azul da ilha, pelo recortes suaves da Lagoa da Conceição e de suas praias. Para quem nasceu na pampa, um mar ondulado sempre lembrará o lento vai-e-vem dos alhos-bravos, batidos pelo minuano que vergasta as coxilhas. O encatarinamento se instala quando o gaúcho decide: “A ilha é linda. Ainda volto para ficar”. Leia mais. Beba na fonte.

Um comentário:

  1. O Canga, tem um pau-no-cu de um Luiz no link que fornecestes que detona o povo daqui de Floripa. Tu como tantos outros gaúchos que por aqui aportaram e ficaram, não têm - espero - a opinião vagabunda do tal Luiz sobre o povo mané. Quem veio e ficou sem ser obrigado, não gosta mas se encosta, tem mais é que sofrer com saudades do fudum da bombacha e se FODER. A porta da saída é serventia da casa. quem não gosta que não fique, sob pena de swer considerado um tremendo OTÁRIO, MASOQUISTA e FRUSTRADO. saudações manés lembrando ao tal Luiz do Link que a colonização gaúcha começou em Pelotas e depois Guaíba acima em Porto Alegre pelos PORTUGUESES que o bundão tanto ofendeu.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui