24 outubro 2008

Pesquisas? muito cuidado nesta hora!

Cuidado com as pesquisas. Esta é a hora em que os institutos de pesquisas fazem valer a grana que ganham. Confiando na pouca memória popular, neste momento final de campanha exibem número que na maioria das vezes são atropelados pela realidade dois dias depois. Ontem a Ric-Record divulgou os números da pesquisa da Brasmarket que deveriam ter saído na noite anterior. Não explicou nada sobre o sumiço da pesquisa no dia anunciado e ainda veio com números estapafúrdios se comparados com o Ibope e pesquisas internas dos partidos. Mas a Brasmarket todos sabem, não tem credibilidade alguma. É processada nacionalmente por fraude, maquiagem de números e tentativa de venda de resultados. Já a RBS anuncia o seu RBS/Ibope. Se na última pesquisa o Ibope anunciou queda de 6 pontos de Dário Berger, a massa na rua comenta que ele caiu mais que isso. Com o Ibope temos que tomar mais cuidado ainda. A brasmarket todos já sabem que não tem credibilidade, não a levam muito em consideração. Já o Ibope ainda engana muita gente no sentido de ser um instituto "sério". Lembrem do que o Ibope fez na eleição passada. Todos os números errados e bem longe da realidade. A pesquisa RBS/Ibope favoreceu certos candidatos. Acho que pesquisas deveriam ser proibidas às vésperas da eleição. Elas, na verdade, não passam de material de marketing para este ou aquele candidato e influenciam em muito no resultado da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui