05 outubro 2008

A nova Kibelândia

A Kibelândia, o bar mais antigo do centro de Florianópolis, está repaginado. Além de nova decoração, mesas e cadeiras Tonart, quadros com motivos da cidade e nova iluminação, a Kibe incorporou novos valores tecnológicos como TV de plasma 42 polegadas com DVDs de bossa nova, blus e jazz. Tem mais, sinal wireless para notebook. Redutos de boêmios, políticos, estudantes, intelectuais e jornalistas, a casa, embora mantenha o seu ar cult criou um ambiente tecno possibilitando a migração de blogueiros para o seu reduto. Dois blogs já começaram a operar de lá. Tijoladas do Mosquito e o Canga Blog. A minha ligação com a casa vem de muitos anos. Tive meu escritório de negócios e de produção jornalística por muito tempo na Kibe. Dali durante dois anos produzi o documentário sobre a Guerra do Contestado. Meu quinto jornal, o Costa Leste, foi lançado na Kibelândia, em 1996. Em 1993 representava a uruguaya Sociedad Agropecuária de Servícios (SAS), maior empresa de negócios agropecuários da América do Sul. Com base na Kibelândia tratei dos negócios da empresa no Brasil conseguindo fazer a importação da 35 mil ovelhas. Quando os proprietários da SAS vieram à Florianópolis comemorar o grande negócio não acreditaram. O escritório funcionavava na Kibelândia. O bar e restaurante continua sendo o "único restaurante árabe-mineiro do mundo", como foi batizado no Pasquim, pelo Ziraldo. O bar, hoje, é tocado pela Cristina e pelo Ernani. Ela filha do Soares que durante décadas aturou com galhardia uma turma da pesada está presente quase diariamente no local. Faz parte do acervo cultural da cidade. A Kibe continua com o seu tradicional tutu-a-mineira, kibe cru e frito, pasta de grão-de-bico e, claro, com aquele chope e cerveja geladas! A Kibe fica na rua Vitor Meirelles, atrás dos Correios. É show!


5 comentários:

  1. Só faltou uam foto com a Estelinha, figura hitórica tbm na KIBE! Valeu CANGA, vc é o cara, contando a história de FLORIPA!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Es um apaixonado pela Kibelândia. Não lembro de uma vez que estive lá e que não te encontrei. E olha que estou falando dos anos 80. O lugar é único. Em floripa e no mundo. O melhor boteco que já frequentei. Voltei para São Paulo mas sempre que vou aí visito a Kibe. Saúde e vida longa a Kibelândia.
    Uma abraço
    Silvio Fansoni

    ResponderExcluir
  3. Grande Kibelândia! Na próxima ida estarei aí matando a saudades. Um abração nessa turma (os que ainda estão vivo). Um abraço no Dario!
    Fernandão (Rio)

    ResponderExcluir
  4. A Kibelândia guarda (ainda)o melhor do espírito boêmio diurno da cidade.Mesmo quando o Zé Migrou pra a Nova ZéLândia, a Kibe continuou a manter a chama, digo, o chopp.
    Saúde a todos os amigos que fiz por lá.
    Peixe (Armação)

    ResponderExcluir
  5. Já vi que você não conheceu a 'antiga' Kibelândia, dos anos 70. Aquilo é que era boteco, não essa coisas que parece sala de hospital...

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui