26 setembro 2008

Essas pesquisas!

Causando o maior ti-ti-ti na cidade a estapafúrdia pesquisa publicada pela Brasmarket sobre as eleições municipais. Segue a mesma linha de enganação daquela pesquisa do IBOPE há dois anos atrás. A Brasmarket, conhecida nacionalmente por sua idoneidade duvidosa, foi condenada recentemente a pagar multa de R$ 10 mil por comprovada irregularidade na divulgação de uma pesquisa eleitoral para o governo do Paraná. A sentença foi do juiz Paulo Cesar Bellio do TRE/PR. O juiz pediu ainda à PF que instaure inquérito policial para investigar a ocorrência de fraude. O juiz ainda alegou que “a melhor prova nos autos é de que a requerida sonegou em suas informações o local da pesquisa - municípios e bairros, a identificação dos entrevistadores, quem contratou e pagou os trabalhos, além de negar ao requerente acesso ao sistema interno de controle para constatação da veracidade dos dados.

Espírito Santo
Uma outra denúncia contra a Brasmarket, dessa vez, no Espírito Santo, por manipulação de resultado de pesquisas. O prefeito da cidade de Serra, acusa a Brasmarket de ter pedido R$ 190 mil para a divulgação de uma pesquisa, dizendo que ele era o administrador mais popular da Grande Vitória. Além disso tudo aí, “o TRE proibiu o instituto [Brasmarket] de divulgar pesquisa que seria divulgada pela revista Isto É, na semana que antecedia a eleição do primeiro turno de Curitiba. O mesmo aconteceu em Sorocaba. Em 2006, a Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de três pesquisas da Brasmarket nos estados do Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte“, conforme noticiou no dia 10 de setembro o site Jornale Curitiba aqui. E se o leitor quiser se informar sobre outras ainda, clique aqui que tem mais um resuminho dos problemas enfrentados por esta empresa em outras eleições, como esta do Requião (hoje, governador do Paraná), onde acusa “que recebeu proposta de compra de uma pesquisa do Brasmarket favorável à sua candidatura. Ele recusou a oferta e, dias depois, a empresa divulgou pesquisa que o colocava em situação adversa”.
Bem, com um currículo nacional desses a Brasmarket só pode estar sendo contratada por quem quer enganar. Pense nisso eleitor!

Um comentário:

  1. Domingo tem Ibope.
    Confira, antes de falar, torcedor indignado.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui