28 julho 2008

Manifesto aos jornalistas

MANIFESTO DE ESCLARECIMENTO AOS JORNALISTAS DE SC

Sindicato forte é Sindicato de e para todos

A respeito das eleições para o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, que acontecem no dia 6 de agosto, os abaixo-assinados vêm a público fazer os seguintes esclarecimentos:

1. A chapa única que concorre ao SJSC não expressa a unidade que tentamos construir. Entendíamos que este processo deveria ser mais amplo e coroado com uma plenária estadual de definição da chapa. Entretanto, quem capitaneou a formação da atual chapa única para o SJSC sempre rejeitou tal proposta.

2. Mesmo assim, e como nosso objetivo, fraterno e sincero, era a construção democrática de uma chapa que expressasse a unidade do movimento dos Jornalistas em nosso estado, continuamos participando no esforço de construir uma alternativa unitária junto aos que lideraram a formação da atual chapa única. Na última plenária, realizada em Florianópolis, aceitamos indicar representantes para uma comissão que definiria a constituição da chapa entre aqueles colegas que haviam oferecido seus nomes nas plenárias.

3. Entretanto, esse processo foi bruscamente interrompido a poucos dias do prazo de inscrições de chapas, por intransigência dos que lideraram a formação da atual chapa na tal comissão. Eles não se contentaram em exigir a indicação à Presidência, Vice-Presidência e Tesouraria, o que, na prática, significaria o prosseguimento de uma única posição política a ditar os rumos cotidianos de nossa entidade. Também vetaram nomes e passaram a impor quem aceitariam ou não na chapa, desprezando as discussões anteriores e inviabilizando a construção de uma diretoria que expressasse a heterogeneidade e riqueza de visões presentes em nosso movimento.

4. Por isso, alertamos os colegas que, apesar do processo eleitoral do SJSC ter uma única chapa inscrita, ela não é expressão da construção democrática que defendíamos: verdadeiramente unitária, sem interesses político-partidários e posturas autoritárias, e representativa da diversidade da nossa categoria. Embora tenhamos razoável identidade programática com a chapa inscrita, ela foi montada com determinadas práticas e métodos com os quais não podemos conciliar.

5. Aproveitamos para esclarecer que tal chapa inclui vários valorosos companheiros, que optaram por apoiar a proposta daquele grupo, decisão que respeitamos, mas com a qual não podemos concordar.

6. Vamos prosseguir defendendo o fortalecimento de nossa entidade e de nossas lutas por dignidade e respeito profissional. Neste sentido, reafirmamos nosso compromisso de luta por melhores condições de trabalho e salários, fiscalização do exercício da profissão e respeito às relações trabalhistas, gestão sindical democrática e transparente com presença em todo o Estado, inserção no movimento sindical nacional da categoria e na política geral do país, defesa da regulamentação, formação, atualização e ética profissionais e da democratização da comunicação.

7. Finalmente, convidamos todos os nossos colegas a, mais do que nunca, participarem ativamente e fortalecerem o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Afinal, movimento sindical não se faz apenas com a ocupação de cargos na direção de uma entidade, como já mostrou o movimento que, na década de 80, resgatou nossa entidade do imobilismo, do qual muitos de nós participamos. O Sindicato somos nós!

ASSINAM:

1. Adauri Antunes – Jornalista

2. Aderbal Filho – Ex-diretor do SJSC

3. Adriane Canan – Diretora do SJSC

4. Ayrton Kanitz – 1o candidato a presidente do SJSC pelo MOS e ex-integrante da Comissão Nacional de Ética

5. Aureo Moraes – Ex-diretor do SJSC

6. Celso Vicenzi – Ex-presidente do SJSC

7. Cláudia Sanz – Diretora do SJSC

8. Daniella Haendchen - Jornalista

9. Denise Christians – Jornalista

10. Doroti Port – Jornalista

11. Eduardo Marques – Repórter Fotográfico

12. Eduardo Meditsch – Ex-integrante da Comissão de Ética/SC

13. Elaine Borges – Integrante da Comissão de Ética/SC

14. Fernando Crócomo - Jornalista

15. Francisco Karam – Ex-integrante da Comissão de Ética/SC e da Comissão Nacional de Ética

16. Gastão Cassel – Ex-diretor do SJSC

17. Hermínio Nunes – Ex-diretor do SJSC

18. Ivan Giacomelli – Ex-diretor do SJSC

19. Laudelino José Sarda – Jornalista

20. Lena Obst – Jornalista

21. Linete Martins - Jornalista

22. Luis Fernando Assunção – Ex-presidente do SJSC
23. Márcia Barentin da Costa – Ex-diretora do SJSC
24. Maria José Baldessar – Ex-diretora do SJSC
25. Mário Medaglia – Jornalista
26. Mário Xavier Antunes de Oliveira – Integrante da Comissão de Ética/SC
27. Mylene Margarida – Ex-diretora do SJSC
28. Orestes Araújo – Ex-diretor do SJSC
29. Osvaldo Nocetti – Repórter Fotográfico
30. Rogério Cristofoletti – Ex-vice-presidente do SJSC
31. Sandra Werle – Ex-diretora do SJSC
32. Samuel Pantoja Lima – Jornalista
33. Suely Aguiar - Jornalista
34. Sara Caprário – Jornalista
35. Silvio Pereira dos Santos - Jornalista
36. Suzete Antunes – Ex-diretora do SJSC
37. Tânia Machado – Jornalista
38. Terezinha Silva - Jornalista
39. Tina Braga – Ex-diretora do SJSC
40. Valci Zuculoto – Diretora do SJSC
41. Valdir Cachoeira – Ex-diretor do SJSC
42. Valentina Nunes – Jornalista
43. Vanessa Campos – Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui