29 maio 2008

A Síndrome da Escola de Base

“Perua escolar carregava as crianças para a orgia”. O Grupo Folha da Manhã, que edita a Folha de São Paulo, até tentou convencer o Tribunal de Justiça de São Paulo de que se limitou a reproduzir as informações oficiais do caso Escola Base, na matéria que tinha o título acima, publicada no extinto Folha da Tarde, mas não foi o que entendeu a justiça. A empresa terá que pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais para R.F.N., hoje com 18 anos e na época com apenas quatro, filho de um dos casais acusados de abusar sexualmente de crianças numa escola de São Paulo, em 1994, e requerente da ação. Existe, hoje, na imprensa brasileira uma coisa chamada "Síndrome da Escola de Base". Esta síndrome andou sendo invocada nos últimos dias no caso "Nardoni", esse que um casal está sendo acusado de matar a filha de 5 anos. A tal síndrome tem a ver com um fato acontecido em 1994 que, a partir de uma denúncia comprada por um delegado e vazada para a imprensa gerou uma condenação moral de pessoas inocentes. Entenda o caso:
Em março de 1994, vários órgãos da imprensa publicaram uma série reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, todas alunas da Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo. Os seis acusados eram os donos da escola Ichshiro Shimada e Maria Aparecida Shimada; os funcionários deles, Maurício e Paula Monteiro de Alvarenga; além de um casal de pais, Saulo da Costa Nunes e Mara Cristina França. De acordo com as denúncias apresentadas pelos pais, Maurício Alvarenga, que trabalhava como perueiro da escola, levava as crianças, no período de aula, para a casa de Nunes e Mara, onde os abusos eram cometidos e filmados. O delegado Edelcio Lemos, sem verificar a veracidade das denúncias e com base em laudos preliminares, divulgou as informações à imprensa. A divulgação do caso levou à depredação e saque da escola. Os donos da escola chegaram a ser presos. No entanto, o inquérito policial foi arquivado por falta de provas. Não havia qualquer indício de que a denúncia tivesse fundamento. Com o arquivamento do inquérito, os donos e funcionários da escola acusados de abusos deram início à batalha jurídica por indenizações. Além da empresa 'Folha da Manhã', outros órgãos de imprensa também foram condenados, além do governo do estado de São Paulo.
Ou seja, pessoas foram condenadas pela imprensa e perderam...a vida. Hoje, depois de 14 anos, a Justiça ainda está dando sentenças a favor dos condenados pela imprensa mas ainda cabe recurso. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui