05 maio 2008

O berimbau da discórdia

Antonio Natalino Manta Dantas, Coordenador da Faculdade de Medicina da Bahia, que espantou a comunidade acadêmica ao falar barbaridades sobre os baianos acabou renunciando. O professor causou a maior polêmica ao afirmar que os estudantes baianos tinham "déficit de inteligência" em comparação com os outros lugares e que sofriam "contaminação" por causa do sistema de cotas. As declarações intempestivas foram a justificativa que o professor encontrou para o baixo rendimento da Faculdade de Medicina no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
"Deve haver uma inferioridade do alunado baiano com relação ao de outros lugares. Talvez o baiano tenha déficits com relação a outras populações. Afinal, a prova foi a mesma em todo o País." Segundo o professor Dantas, que é baiano, a tal inferioridade de inteligência justificaria, entre outras coisas, o baixo desenvolvimento sócio-econômico do Estado, "apesar das grandes riquezas naturais", a popularidade do berimbau, um dos símbolos da Bahia,"o típico instrumento de quem tem poucos neurônios", e a música de grupos tradicionais, como o Olodum, que ele qualificou como "barulho".
Pronto, dito isso, arrumou pra cabeça. Foi tocar tão logo na música, no berimbau e no Olodum, os mimos baianos. Acho que o professor se passou nos comentários mas que os baianos bem que poderiam nos livrar do axé music poderiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui