10 abril 2008

Espionagem: Cai cúpula militar do Equador


O Equador não acertou mais o passo desde a invasão de seu território pelas forças Colombianas em busca dos narcotraficantes das Farc. Acusações de espionagem e de relações incestuosas das forças militares com a CIA estão destruindo as relações do presidente Rafael Correa com as forças armadas do país. Agora foi o ministro de Defesa, Wellington Sandoval, que dançou. Em seu lugar assumiu o secretário particular do presidente, conhecido escritor de Quito, identificado com projetos de desenvolvimento social. Na semana passada o chefe do serviço de inteligência do Exército, Mário Pazmiño, foi fulminado com uma destituição sumária. Ato contínuo, mais dois generais pediram "as contas". O chefe do Comando das Forças Conjuntas das Forças Armadas e o comandante do Exército, Guillermo Váscones.
O presidente Correa acusa as forças de inteligência do País de estar infiltrada por agentes da CIA e que certas unidades do exército são financiadas pela agencia de espionagem norte-americana. Segundo Rafael Correa a CIA entregava anualmente cerca de18 milhões de dólares ao serviço de inteligência do Exército em troca de informações. É crise braba e, em se tratando de "república de bananas", mexer com a milicada é complicado. (do jornal El Tiempo)

Um comentário:

  1. Que é isso, guri. Os agentes da polícia federal da big Banana Republic (BR) recebe da CIA por mês, há muito tempo. Pergunta pro Carlos Costa, ex-FBI que denunciou tudo (era ele que pagava a propina).

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui