17 abril 2008

Demolição do Bar do Seo Chico em banho-maria

Tradicional Bar do Seo Chico, no Campeche, construído há 27 anos
em área de preservação permanente


Marcada para hoje cedo, a demolição do tradicional Bar do Seo Chico, na praia do Campeche acabou não acontecendo. A decisão de demolição foi do juiz Hélio do Valle Pereira da Vara da Fazenda da Comarca da Capital. O juiz notificou a Prefeitura sobre a demolição e deu prazo de 10 dias para que o município se manifeste. O prazo termina na próxima terça-feira, dia 22. Dentro de alguns momentos acontecerá uma reunião, na Floram, com representantes da Justiça, o prefeito Dário Berger, o ex-vereador Lázaro Bregue Daniel, e filho do Seo Chico, e os advogados de defesa. Segundo Lázaro será apresentada uma proposta de tombamento do imóvel como "patrimônio da comunidade".
Desde cedo moradores do Campeche se reuniram no bar à espera das máquinas da prefeitura que fariam a demolição. Com a chegada da imprensa (DC, RBSTV, Rede Record) aconteceu um início de manifestação e uma tentativa de "dar um abraço" no Bar. Faltaram braços. Não tinha mais de 15 pessoas.
O pedido de demolição do Bar do Seo Chico, localizado nas dunas em Área de Preservação Permanente, no Sul da Ilha, foi feita pela ex-superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Elizabeth Amin Vieceli, na gestão passada. A ação, na Justiça, é datada de 2004. A primeira sentença determinando a derrubada do bar foi no dia 2 de junho de 2006. Como não houve recurso da parte do Seo Chico, após três meses, em 12 de agosto, a sentença foi transitada em julgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui