02 abril 2008

A arma contra a burguesia capitalista

    (publicado em março de 2008)
   Vi no blog do Damião, outro dia, a foto de uma máquina de escrever Underwood, que leitor seu mandou. Daí lembrei que tenho uma Royal Portable que herdei de meu avô Estevão Flores. 
   Jornalista, militante do PCB, meu avô vivia enfrentando problemas políticos. Mas sabia administrar e tirar proveito da situação de fronteiriço. Quando tinha problemas com as autoridades brasileiras em Quaraí (RS) atravessava o rio e se instalava em Artigas (Uruguay). 
   Ali na década de 30 teve dois jornais: La Voz Del Pueblo e O Internacional. Algumas décadas depois, 1980, foi a minha vez de seguir os passos do vô Estevão. Processado, aqui, na Lei de Segurança Nacional, acabei me refugiando no Uruguay, em Artigas. Ali, por três anos, tive um jornal (em português e espanhol) chamado Jornal da Fronteira. Não cheguei a conhecer meu avô e tampouco consegui resgatar algum exemplar de seus jornais, mas herdei dele esta máquina que era usada provavelmente para denunciar as corrupções e perseguições da "burguesia capitalista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui