04 março 2008

Marthinha e a radioatividade

Preocupado com a exposição da população à radioatividade o médico e deputado Antonio Aguiar consegue a aprovação do seu projeto de lei que estabele controle para atividade radiológica.

O governador Luiz Henrique da Silveira sancionou lei estadual proposta pelo deputado Antonio Aguiar,
que dispõe sobre a viabilização de programa de controle de qualidade em proteção radiológica, de acordo com normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
A lei 14.269 define a implantação do mapeamento estadual de atividades de radiologia médica e odontológica, radioterapia e medicina nuclear, bem como a implantação de depósito de rejeitos radiativos e a regulamentação do uso, transporte e armazenagem de fontes de radiação.

Recebo da amiga Marthinha Curial informações sobre a lei e sobre a "viagem" que a lei teve que fazer para finalmente ser aprovada:
Já é lei, o Deputado Antonio Aguiar reapresentou um projeto de minha autoria, feito na época para o então Deputado João Rosa, passou pelas comissões, sendo aprovado e pelo plenário, mas foi vetado pelo ex-governador Amin,com a justificativa de que não tinha a atribuição de delegar sobre o tema.De extrema importancia para os catarinenses pois o uso das radiações ionizantes na maioria das situações não é sério. O projeto tem como objetivo a implemantação de ações de controle de qualidade para o uso adequado das radiações ionizantes no Estado, de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear, certamente resultará em melhorias à utilização, descarte e outros aspectos voltados ao setor.A utilização da radiação ionizante, ou até mesmo o contato, comprovadamente possui consideráveis efeitos nocivos à saúde.A proteção radiologica, que se define nas condições tecnológicas e operações que se fazem necessárias parea proteção das pessoas que têm contato com fontes de radiação, como trabalhadores, população e pacientes que necessitam de diagnósticos ou de radioterapia, deve ser vitalmente eficaz. Canga teremos menos vitímas de câncer e outras anomalias provocadas pela radioatividade branca e velada no nosso estado.
Boa semana
Um beijo no seu coração.

Martha

2 comentários:

  1. Grande Canga!


    Os catarinenses menos favorecidos e os sem chance de reclamar da forma que transcorre a radioatividade agradecem, e as futuras gerações mais ainda.
    Obrigada pela confiança e atenção.

    Meu carinho e um iluminado dia.

    Martha

    ResponderExcluir
  2. CANGA!


    Para continuar esta jornada, o físico Ricardo Menezes, que foi o orientador neste projeto, lembra que tivemos em Joinvile, o caso de um hospital que a fonte radioativa que deve ser usada por 5 anos, ou seja sua vida útil, já estava com 10 anos de uso e que para fazer o mesmo efeito a pessoa ficava mais tempo sobre a esposição o que gerou queimaduras de pele e outros efeito .
    Agora oi interessante e de competência, seria entrar em contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, com sede no Rio de Janeiro para ver como anda o nosso estado em relação das normas exigidas assim como educar a população para os riscos pois saõ muitos.

    Um dia produtivo.


    Martha Curial

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui