12 março 2008

Campeche, lixo e Saint Exupéry

Li matéria no DC sobre o Campo da Base, como é conhecido no Campeche o terreno da União que faz a esquina da Avenida Pequeno Príncipe com a Rua da Capela. "Desovaram" alguns sacos de arroz, lentilha e carne com data vencida no meio da capoeira do campo que está sob responsabilidade da Base Aérea de Florianópolis.
O que acontece ali é uma lástima. O local é conhecido por ter servido de campo de pouso para o famoso aviador, aventureiro e escritor francês Saint Exupéry autor de uma das obras literárias mais conhecidas do mundo: O Pequeno Príncipe.
Exupéry fez diversos pousos no local entre os anos de 1926 e 1930. Fez amizades com pescadores do Campeche e aqui ganhou o apelido de Zé Perri. Voava pela Latècotére, empresa francesa de correio aéreo que fazia a rota da Europa para a Argentina.
Moradores da região reclamam muito do abandono do Campo.
Segundo Adenir Luz, 43 anos, o local já serviu de desmanche de carros roubados e até uma moto enterrada foi encontrada ali. Adenir cuida da sede da Associação Recreativa Esportiva Cultural Unidos, fundada em 1945, que tem um campo de futebol dentro da área.
Amauri Alves de 63 anos também confirma que o local virou esconderijo de marginais e depósito de lixo. Para os moradores do entorno o ideal seria transformar a área em um parque com equipamentos esportivos e área de lazer para a comunidade. Sugerem até um museu sobre Saint Exupéry. Mas enquanto ninguém faz nada o campo "histórico" continua abandonado e recebendo lixo.

Lataria de carro e fogão queimados. Ao fundo o morro do Lampião.
Local onde pescadores colocavam fogo sinalizando o campo
para Saint Exupéry aterrissar à noite.


Móveis velhos jogados ao lado de um dos caminhos

Sacos de alimentos vencidos encontrados no campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui