22 fevereiro 2008

Lei de Imprensa


Entulho autoritário rumo à lixeira da história

A famigerada Lei de Imprensa, editada pelo governo militar em 1967, infernizou a vida de muito jornalista. Com o objetivo de calar a voz de oposicionistas e da imprensa em geral a lei dos militares previa duras penas a quem fosse condenado. Eu senti na pele duas vezes o peso da mardita. Uma, em 1980, quando processado pelo então governador Jorge Bornhausen. Fui parar, por três anos, no Uruguay. Não sou bôbo! A outra vez o processo na famigerada foi de autoria do "democrata" Luiz Henrique da Silveira. Me safei das duas. Na primeira fui anistiado em 1983. Na segunda vez o juiz (um democrata seguramente) resolveu achar que não havia tanta gravidade na minha atitude para ser punido tão duramente como queria aquele "um".
Agora vejo que o ministro Ayres Brito, do STF, derrubou alguns artigos que prevêem punição dura para os jornalistas. É interessante o Supremo Tribunal Federal decidir alguma coisa a favor da sociedade e principalmente numa lei destas que geralmente é usada por governantes e políticos. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui